Melhor FM 82.9 - A Sua Melhor Companhia!

Carregando programa...

Defesa Civil do Estado alerta para mudança brusca de temperatura após recorde de calor

Defesa Civil do Estado alerta para mudança brusca de temperatura após recorde de calor
  • Publicado emoutubro 7, 2025

Após a segunda-feira (6) ser marcada por calor histórico em praticamente todas as regiões do estado de São Paulo, a Defesa Civil alerta que essa situação antecede uma mudança significativa nas condições do tempo. Entre esta terça (7) e sexta-feira (10), a aproximação e passagem de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes, queda de granizo pontual e descargas elétricas em diferentes regiões paulistas.

SEGUNDA-FEIRA DE CALOR

As máximas de segunda-feira superaram os recordes anteriores de 2025, com destaque para cidades como Santos e Araçatuba, que ultrapassaram os 40°C. Presidente Prudente chegou a 39,4°C, Bauru a 37,9°C e Marília e Barretos alcançaram 37,7°C, todas marcas superiores às anteriores. Limeira registrou 35°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No Vale do Paraíba, São José dos Campos também marcou 35°C. E, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a capital paulista atingiu 35,1°C – a maior temperatura do ano, superando o recorde de 34,7°C em março.

O calor excepcional desta segunda-feira está associado à presença de um sistema pré-frontal, fenômeno típico que antecede a chegada de frentes frias. Antes do avanço do ar frio, o ar quente e seco que está à frente da frente fria é comprimido e forçado a subir, gerando aquecimento e abafamento intensos. Esse processo reduz a umidade relativa do ar e eleva as temperaturas, especialmente no interior. O cenário registrado foi, portanto, uma consequência direta desse sistema pré-frontal, que cria uma condição de calor extremo e sensação de abafamento generalizada.

Além da elevação das temperaturas, o fenômeno favorece ventos de norte e nordeste, que transportam o ar quente e contribuem para o aumento térmico, principalmente nas áreas mais afastadas do litoral.

Com a entrada da frente fria, as temperaturas devem cair de forma acentuada e a umidade aumentar, especialmente na faixa leste do estado. Há possibilidade de temporais, além de mudanças bruscas no tempo.

TEMPORAIS

De acordo com os modelos meteorológicos, há condições para temporais e acumulados elevados entre terça-feira (7) e sexta-feira (10) especialmente na região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, litoral norte, Serra da Mantiqueira e nas regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba.

Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Barretos, os acumulados devem ser moderados, com maior intensidade entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10).

ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO

Diante desse cenário, a Defesa Civil orienta atenção redobrada, pois há risco de transtornos, como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

A população deve acompanhar os alertas emitidos pelos canais oficiais da Defesa Civil e adotar medidas preventivas para minimizar os impactos urbanos. Entre as principais recomendações da Defesa Civil estão:

  • Evitar áreas alagadas;
  • Não enfrentar enxurradas;
  • Redobrar o cuidado em locais com histórico de deslizamento:
  • Manter-se afastado de janelas durante tempestades;
  • Não se abrigar sob árvores ou coberturas metálicas em caso de raios e ventos fortes.

Em situações de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R04_banner melhor FM

contato@melhorfm.com.br

(19) 3404-4000

Avenida Doutor Lauro Corrêa da Silva, 3240

Jardim do Lago

Limeira – SP

CEP 13481-631

Acompanhe a Melhor FM 82.9 nas redes sociais
© 2025 Melhor FM 82.9 – Todos os direitos reservados.