Defesa Civil emite alerta extremo pela primeira vez via celular para São Paulo após chuva intensa
Capital registrou quase 50 mm de chuva em uma hora; zonas sul e leste receberam aviso de alto risco à população
Pela primeira vez, a Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou, neste sábado (17), um alerta extremo por meio do sistema Cell Broadcast para a cidade de São Paulo. A mensagem foi direcionada principalmente às zonas sul e leste da capital devido ao avanço de um episódio de chuva intensa e rápida, com alto potencial de risco à população.
Em apenas uma hora, a capital paulista registrou quase 50 milímetros de chuva — volume considerado extremo segundo critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O acumulado elevado em curto intervalo de tempo provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e a elevação rápida de córregos.
Diante do cenário, toda a cidade entrou em estado de atenção para alagamentos. As regionais da Mooca, Ipiranga e Santo Amaro foram colocadas em estado de alerta devido ao transbordamento de córregos e ao risco iminente de novos alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, o envio do alerta extremo teve como principal objetivo orientar a população a adotar medidas de autoproteção, como evitar áreas de risco, vias alagadas e deslocamentos desnecessários durante o período mais crítico das chuvas.
Desde dezembro de 2024, o órgão passou a utilizar o sistema Cell Broadcast para o disparo de alertas. A tecnologia permite que todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G, dentro da área afetada e ligados a uma antena de telefonia, recebam automaticamente as mensagens de emergência.
Casal de idosos desaparecidos
A Defesa Civil acompanha ocorrências em todo o estado em atuação integrada com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos. Na zona sul da capital, um casal de idosos foi arrastado pela enxurrada após o veículo em que estavam ser levado pelas águas no Córrego Morro do S. O corpo do homem foi localizado, enquanto as buscas pela mulher seguem em andamento.
O órgão reforça que os alertas extremos são emitidos exclusivamente em situações de risco elevado à vida e que a população deve levar as mensagens a sério e seguir todas as orientações de segurança. (Redação Melhor FM)
Foto: agência SP

