Após protestos, Artesp anuncia mudança de ponto de instalação de pedágio em Piracicaba


Ponto de cobrança vai ficar no quilômetro 182 da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), segundo a agência. Estudo de viabilidade técnica foi apresentado a autoridades públicas. Moradores durante protesto contra instalação de praça de pedágio na SP-308 em Piracicaba, em fevereiro
Talita Nonato/EPTV
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) confirmou a mudança da praça de pedágio prevista para o quilômetro 180 da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), em Piracicaba (SP), para o quilômetro 182.
A instalação do ponto de cobrança no quilômetro 180, previsto em um pacote de concessão de 1,2 mil quilômetros de rodovias do estado, já gerou dois protestos de moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia, em janeiro e em fevereiro, que teriam de usar uma estrada de terra ou pagar pedágio para chegar à região central da cidade.
Segundo a Artesp, a viabilidade da mudança do local de instalação foi comprovada em um novo estudo técnico, que foi anunciado em maio.
Moradores usaram faixas e cantaram contra instalação de pedágio em Piracicaba em 15 de janeiro
Rodrigo Pereira/ G1 Piracicaba
Representantes da agência e da Eixo SP, concessionária da rodovia, na sexta-feira (26), apresentaram o novo projeto ao prefeito Barjas Negri (PSDB), representantes das Câmaras de Piracicaba e Charqueada e Câmara dos Deputados, na última sexta-feira (26).
Segundo a Artesp, todos os participantes da reunião aprovaram o estudo. “A Artesp ressalta que atendeu ao pedido da comunidade para mudar o local da praça de pedágio”, finalizou.
A Eixo SP confirmou a realização do encontro, a apresentação do estudo e também ressaltou que “a mudança do local de implantação atende a solicitação de moradores de Piracicaba e Charqueada”.
Carreta atravessa trecho esburacado da Rodovia SP-308 que foi concedido à iniciativa privada, em Piracicaba
Edijan Del Santo/ EPTV
Além da necessidade de pagar pedágio ou realizar o trajeto até a região central por estrada de terra, em caso da instalação da praça no quilômetro 180, moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia temiam que os bairros se tornassem rota de fuga do pedágio, já que são o acesso para a estrada sem pavimentação.
Outra reclamação era sobre o impacto para os produtores rurais da área, que teriam o escoamento da produção encarecido. Após protestos dos moradores, vereadores agendaram reunião com representantes da Artesp para discutir o assunto.
Megaleilão
O trecho da SP-308 está incluído no lote do megaleilão de rodovias que o governo do Estado de São Paulo realizou no último dia 8 de janeiro.
Trata-se da maior malha rodoviária já licitada em um único lote no país. No total, serão concedidos à iniciativa privada 1.273 quilômetros de rodovias entre as cidades de Piracicaba e Panorama, o chamado pacote “Pipa”.

Praças de pedágio previstas na região de Piracicaba:
SP-308 (km 182), em Piracicaba
SP-304 (km 183), no trecho Piracicaba/ Águas de São Pedro
SP-304 (km 211), no trecho Águas de São Pedro/ Santa Maria da Serra
O que o edital prevê:
Concessão durante 30 anos para 14 rodovias que cortam 62 municípios do estado e que hoje são administradas pelo DER (48 trechos) e pela Centrovias (nove trechos);
Investimento da empresa vencedora no valor de R$ 14 bilhões em obras nas estradas do pacote;
Do montante de investimento, R$ 1,5 bilhão devem ser feitos nos dois primeiros anos;
A construção de 600 km de duplicação e novas vias;
Criação de 16 novas praças de pedágios
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