https://melhorfm.com.br/feed/

Centro João Fischer realiza evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

Foto: Prefeitura de Limeira

O Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Auditiva, do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), realizou nesta terça-feira (26) um encontro em comemoração ao Dia Nacional do Surdo. O evento ocorreu no auditório do NAC (Núcleo de Atendimento ao Cidadão) com a presença da comunidade surda, do professor de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Alexssandro Silva da Fonseca, de alunos do Centro João Fischer e do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Rafael Affonso Leite, de intérpretes de Libras, além de técnicos da autarquia e de uma assessora da vice-prefeita Erika Tank. “É um momento importante para celebrarmos a data e as conquistas da comunidade surda”, disse a coordenadora da unidade, Rebeca Basso.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD),  Douglas Aparecido Antônio, o Robinho, representou o prefeito Mario Botion no encontro. “O Centro João Fischer realiza um excelente trabalho, promovendo a autonomia e a melhora da qualidade de vida dos atendidos. Que estas ações possam avançar cada vez mais em nosso município”, afirmou Robinho.
Durante o evento, o público acompanhou uma apresentação dos alunos do Centro João Fischer, com a música “A Paz”, uma versão do grupo Roupa Nova para a música “Heal The World”, de Michael Jackson e Marty Paich. Eles também assistiram a duas palestras por videoconferências com a professora de Libras – CEPRE/Unicamp, Luciana Aguera Rosa, e a docente na UFSCAR, Vanessa Regina de Oliveira Martins com os temas: “A importância do ensino de Libras para familiares dos surdos” e “Comunidade surda, educação e Libras: avanços, desafios e lutas ainda em pauta”.
A diretora de Proteção Social do Ceprosom, Leia Serrano, representou a presidente da autarquia, Maria Aucélia Damaceno, na ocasião. “Desde junho, o NAC conta com a Central de Intérprete de Libras (CIL), iniciativa que promove a intermediação entre a população surda que busca atendimento e os servidores, por meio da Libras”, destacou.

ÁREA AUDITIVA

Atualmente, o João Fischer – Área Auditiva, atende cerca de 45 pessoas de diferentes faixas etárias. O espaço oferece atendimento socioeducacional bilíngue para pessoas com deficiência auditiva/surdez, surdocegueira e suas famílias, estimulando a sociabilidade e a interação familiar e comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *