O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) divulgou nesta quarta-feira (5) o novo calendário para licenciamento de veículos no estado. A partir deste ano, a atualização do documento começará em julho.
Segundo o órgão, a medida se fez necessária para adequar o pagamento do IPVA 2022, que poderá ser parcelado em até cinco vezes. Após a quitação do imposto, os motoristas deverão fazer o licenciamento para manterem o uso do veículo.
Com isso, donos de veículos com placa final 1 e 2 devem atualizar os dados em julho. Aqueles com final 0 deverão fazer o licenciamento apenas em dezembro.
“Nosso objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia e disponibilizar um prazo maior para que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento somente após efetuar o pagamento do IPVA”, disse Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, em nota.
Para caminhoneiros, o licenciamento passará a ser obrigatório em outubro para placas com os finais de 1 a 4. A atualização para a categoria também deverá se encerrar em dezembro.
Confira o calendário completo
Para veículos
- Julho – Placas final 1 e 2
- Agosto – Placas final 3 e 4
- Setembro – Placas final 5 e 6
- Outubro – Placas final 7 e 8
- Novembro – Placa final 9
- Dezembro – Placa final 0
Fonte : Detran