EJA recebe inscrições de pessoas interessadas em fazer ou concluir Ensino Fundamental

Reprodução/Prefeitura de Limeira

A Secretaria de Educação de Limeira está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos períodos manhã, tarde e noite. As aulas são voltadas a pessoas de 15 anos ou mais, que não tiveram acesso à escolaridade ou não completaram o Ensino Fundamental. Para informações, basta que os interessados procurem a escola municipal mais próxima de casa.

Há turmas em diferentes regiões da cidade, incluindo uma sala de aula no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC). Ana Paula Tetzner, de 29 anos, é uma das alunas da EJA. Ela disse que, quando criança, frequentou a escola, porém não conseguiu alfabetizar-se. Atualmente, ela estuda na EJA, especificamente, na sala de aula do NAC. “Quero aprender a ler, a escrever, a fazer mais coisas”, disse.

A colega de classe Rita de Cássia Oliveira, de 54 anos, com quem Ana Paula divide a mesa, apresenta uma história semelhante: estudou alguns anos, mas não domina a escrita e a leitura. “Não quero depender de ninguém”, comentou, sobre os motivos que a levaram de volta à escola.

Professora-formadora da Secretaria de Educação, Helenice Magalhães Guedes destacou a importância da escolarização para as pessoas adultas. “Voltar à escola é um direito essencial da pessoa, que se reflete na autonomia, na qualidade de vida e na segurança social do indivíduo”, enfatizou. “Não existe idade certa para estudar, aprendemos continuamente ao longo da vida. Portanto, convido todas as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar ou de concluir o Ensino Fundamental a fazer parte da EJA”, completou.

De acordo o Ceprosom (2024), há 663 inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com 18 anos ou mais, que se autodeclararam “analfabetas”. Desse total, 312 têm idade igual ou superior a 60 anos. Nesse sentido, Helenice conclama a população a colaborar na identificação dessas pessoas, orientando-as ou acompanhando-as à escola municipal mais próxima para solicitar informações sobre a EJA.

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