https://melhorfm.com.br/feed/

Exposição mostra expansão urbanística do município de Limeira

Foto: Prefeitura de Limeira

A exposição “Patrimônio Arquitetônico: entre ruas e avenidas de Limeira” foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (4), pela Prefeitura de Limeira, no Espaço Expositivo Prof.ª Maria Eloísa Gonçalves de Oliveira Rossi, no Museu Major José Levy Sobrinho. Gratuita, a mostra fica até 20 de outubro no museu e faz parte das comemorações de aniversário de Limeira. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

A realização da exposição é da Secretaria de Administração, com apoio das secretarias de Cultura e de Urbanismo. Estiveram presentes na abertura, o secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella – que representou o prefeito Mario Botion –, o secretário de Cultura, Farid Zaine, e as curadoras da exposição, as servidoras Adelaine Cordeiro Ribeiro Feres, Adriana Pessatte Azzolino e Alessandra Argenton Sciota.

A exposição apresenta o desenvolvimento da ocupação territorial de Limeira por meio dos patrimônios históricos. “O objetivo é mostrar uma cidade que materializa as atividades das pessoas que por ela passaram, construíram seus lares, deixaram suas marcas nas ruas e avenidas, através de uma arquitetura repleta de lembranças, cada uma em sua época, com sua estética”, afirmou a diretora do museu, Adriana.

Segundo Adelaine, foram consultadas diferentes fontes para construir a mostra – todas elas referenciadas no trabalho expositivo. “Um dos critérios que utilizamos foi o fato de esses prédios estarem em processo de tombamento ou já tombados como patrimônios”, observou. “Foi um desafio prazeroso para resgatar a identidade da cidade”, emendou Alessandra. A ideia é que a exposição tenha outras edições no futuro.

Battistella destacou o avanço que o Arquivo Público Municipal teve nos últimos anos, durante a gestão do prefeito Mario Botion. “Esse trabalho proporcionou diversas parcerias que preservam a nossa história. Parabéns à Adelaine, Adriana e Alessandra pelo empenho nessa exposição”, disse. “É por meio desse trabalho que valorizamos a história da nossa cidade”, pontuou Farid Zaine.

A mostra é aberta para toda a população. Já as escolas de Limeira podem agendar visitas por meio do telefone 3442-1707. O Museu Major José Levy Sobrinho fica na Rua Treze de Maio, 102, Centro.

ITINERÂNCIA

Depois do museu, a exposição “Patrimônio Arquitetônico: entre ruas e avenidas de Limeira” ficará na Câmara Municipal, de 23 de outubro a 11 de novembro. Na sequência, a mostra ficará disponível para visitação na Prefeitura de Limeira (Edifício Prada), até o final de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *