Fábrica da Hyundai em Piracicaba anuncia retorno parcial de produção de veículos


Funcionamento vai acontecer com apenas um dos três turnos e parte do suporte administrativo. Trabalhos buscam suprir a demanda de vendas feitas pela internet. Fábrica da sul-coreana Hyundai, em Piracicaba, foi inaugurada em 2012
Thomaz Fernandes / G1 / Arquivo
A Hyundai anunciou que vai antecipar o retorno parcial da produção de veículos na fábrica de Piracicaba (SP) a partir desta quarta-feira (13). Segundo a empresa, os trabalhos buscam suprir a demanda de vendas feitas pela internet.
O retorno ao trabalho vai acontecer com apenas um dos três turnos e parte do suporte administrativo, segundo a Hyundai. Os outros turnos e as equipes administrativas, inclusive dos escritórios em São Paulo capital, permanecem com contrato de trabalho suspenso (lay-off) ou em trabalho remoto (home-office), como inicialmente previsto, até 26 de maio.
A empresa informou que vão retornar ao trabalho cerca de 700 funcionários na fábrica em Piracicaba, e para isso, serão seguidas todas as orientações das autoridades de saúde para o combate à Covid-19, entre elas o uso de máscaras de tecido fornecidas pela Hyundai, tanto nos deslocamentos nos ônibus fretados como nas atividades diárias.
“Novos processos de higienização e proteção contra contaminação serão introduzidos de maneira constante no transporte, nas entradas e ambientes da fábrica, nos restaurantes, nas estações de trabalho e áreas de descanso. A temperatura corporal dos funcionários também será monitorada diariamente”, informou a empresa.
HB20 é um dos modelos produzidos em fábrica de Piracicaba
André Paixão/G1
A Hyundai explicou que a volta de um turno de produção será para atender, principalmente, as novas modalidades de venda pela internet, em que o consumidor pode realizar todas as etapas da compra do veículo sem sair de casa, e ainda para abastecer as cidades onde o funcionamento das revendas de veículos é permitido. A fábrica em Piracicaba produz os modelos HB20 e Creta da Hyundai.
Suspensão após suspeita de Covid-19
O trabalho na fábrica em Piracicaba foi suspenso no dia 20 de março, após um funcionário ser identificado com suspeita de coronavírus. Ele testou negativo para a doença posteriormente.
Com o início da quarentena no Estado de São Paulo, a fábrica anunciou férias coletivas no dia 26 de março e a previsão era de que terminassem no dia 13 de abril, posteriormente estendida por tempo indeterminado.
No final de abril, a empresa anunciou a suspensão dos contratos de trabalho (lay-off) dos funcionários da fábrica em Piracicaba, devido à continuidade à quarentena no estado e ao impacto da pandemia do novo coronavírus no país.
A medida vale para os escritórios em São Paulo até o dia 26 de maio, com retorno previsto para 27 de maio. Durante o período, a montadora está complementando o benefício emergencial do governo federal de forma que cada funcionário siga recebendo o mesmo salário líquido, sem qualquer redução.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba