Uma idosa, de 73 anos, residente em Cordeirópolis, compareceu à Delegacia Seccional de Limeira na noite de ontem (13), para informar que foi vítima de um golpe no último dia 30 de novembro: a mulher foi induzida, via ligação telefônica, a comprar R$ 2,3 mil em suplementos vitamínicos.
A idosa relatou que, naquela data, recebeu uma ligação de uma representante de uma empresa que vende suplementos. A funcionária teria, insistentemente, oferecido diversos produtos para venda. A vítima teria se recusado a adquirir os suplementos e, na sequência, foi transferida para um segundo atendente, que induziu a mulher a fornecer dados pessoais que acabaram por confirmar a compra.
A vítima recebeu via Correios, dias depois, duas caixas com produtos vitamínicos e suplementos minerais e também dois boletos no valor de R$ 1.154,28 cada, com parcelamento em 12 vezes – ou seja, com a cobrança de duas parcelas em todos os meses, durante um ano.
O filho da idosa entrou em contato com a empresa, que alegou que a vítima teria confirmado a compra na ocasião. Para embasar sua versão, a loja ainda encaminhou uma gravação de áudio, na qual a idosa estaria “concordando com a aquisição”. No entanto, consta no boletim de ocorrência que na gravação fica claro que a vítima foi induzida pelo atendente a confirmar seus dados.
A prática abusiva é elencada no Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor, inc. IV:
“Prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”.
A vítima chegou a pagar a primeira parcela dos boletos, com medo de que seu nome seja incluso nos serviços de proteção ao crédito, como SERASA. Ela informou, depois, à empresa que não irá pagar as demais.
O caso foi registrado no plantão policial como estelionato.