Limeira notifica 38 comércios não essenciais abertos e adverte um por dificultar fiscalização


Decreto que determina o fechamento dos serviços não essenciais passa a valer nesta quinta-feira. Decisão de suspender a flexibilização foi por conta do aumento de casos na cidade e região. Fiscalização notifica 22 estabelecimentos não essenciais abertos em Limeira
Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira
A Prefeitura de Limeira (SP) notificou 38 estabelecimentos de serviços não essenciais que estavam abertos nesta quinta-feira (25) e aplicou um auto de infração em um, por dificultar o trabalho dos fiscais. O município optou por um novo fechamento do comércio, após aumento de casos, óbitos e taxa de ocupação de leitos, por conta do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com a administração, a fiscalização contou com cinco equipes e com apoio da Guarda Civil Municipal. O trabalho concentrou-se nas principais ruas e avenidas do município, como Rua Pedro Elias, Avenida Fabrício Vampré, Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, Avenida Costa e Silva e Avenida Santa Bárbara.
Foram fiscalizados estabelecimentos que não se enquadram como essenciais e que estavam abertos, o que infringe o Decreto Municipal. Nesse momento, os locais foram orientados a fechar as portas.
Em caso de descumprimento, o proprietário será multado em R$ 1 mil, valor que pode dobrar em caso de reincidência. Os estabelecimentos também podem ter o alvará de funcionamento cassado, caso o descumprimento persista.
Nesta quinta, contudo, um estabelecimento do ramo de joias folheadas recebeu um auto de infração por dificultar a ação dos fiscais. De acordo com a prefeitura, agora o comerciante deve apresentar um recurso e, caso não apresente ou não seja aceito, ele será multado.
Bares
O maior registro de notificações foi nas avenidas Lauro Corrêa da Silva e Eduardo Peixoto, onde foram encontrados nove estabelecimentos não essenciais abertos. Em um dos casos, pessoas foram flagradas em um bar, que foi fechado.
No entanto, cerca de 10 minutos depois, os fiscais verificaram na mesma região outro bar aberto e, segundo a prefeitura, os mesmo frequentadores que estavam no primeiro bar, estavam no segundo, que também foi notificado e fechado.
A fiscalização continua no período da tarde nos bairros e na região central. A prefeitura também planeja, para os próximos dias, intensificar a fiscalização no período noturno. O intuito é inibir aglomerações, principalmente em bares e festas irregulares.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba