Na primeira manhã de restrição na circulação dos moradores, Mogi Guaçu (SP) teve ruas vazias, mas filas de moradores para saque de aposentadoria nesta terça-feira (2). A medida, definida como um “lockdown” pela administração, tem como objetivo tentar reduzir os indicadores da Covid-19.
Os moradores que formaram a fila registrada em uma agência bancária pela reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, cumpriram o distanciamento social e houve uso de máscara.
A circulação de pessoas na região central foi pequena durante a manhã, segundo a reportagem, que acompanha o primeiro dia desde as 6h. De modo geral, comerciantes do Centro cumpriram as regras.
Apesar da adesão da maioria dos comerciantes, a reportagem encontrou locais com as portas abertas em alguns bairros. O movimento nas plataformas de ônibus também foi menor.
Mudança nas regras na véspera
O decreto original, divulgado na sexta-feira (26), restringia até que mercados recebessem clientes. No entanto, na segunda-feira (1), a prefeitura recuou e flexibilizou parte das regras. Com isso, restaurantes e lanchonetes, que não poderiam funcionar, puderam abrir para entrega. As medidas valem por uma semana.
Por: Eptv Campinas/G1 Campinas