A Secretaria de Saúde de Limeira informa que está atenta a eventuais fraudes para que pessoas recebam uma terceira dose das vacinas contra a Covid-19. Pelo menos dois casos já foram identificados pela pasta, que estuda quais medidas podem ser tomadas. O Ministério Público, inclusive, também será acionado para apurar as denúncias.
“Consideramos essa uma atitude criminosa, uma vez que tira o direito de uma pessoa que ainda não tomou nenhuma dose do imunizante. A vacina contra o coronavírus é um direito de todos, dentro das recomendações do Ministério da Saúde. Em Limeira, seguiremos firmes para coibir qualquer prática ilegal que tire esse direito”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.
Para coibir a prática em Limeira, as equipes dos pontos de vacinação foram orientadas a conferir, nas filas de imunização, o número do CPF da pessoa que se desloca ao local para receber a vacina. Dessa forma, como há um sistema integrado em que as pessoas imunizadas são cadastradas, será possível checar se ela, de fato, ainda não tomou o imunizante.
Ferrari reforça que não há qualquer comprovação de que uma terceira dose seja necessária neste momento. “Existem estudos, mas não há recomendação para aplicar essa terceira dose. Seguimos o processo de vacinação em Limeira, reforçando a importância de as pessoas comparecerem para receber a segunda dose. Essa sim completará o esquema vacinal e reforçará o sistema imunológico”, explica.
De acordo com o diretor, a população pode ajudar no combate a eventuais fraudes relacionadas à vacinação pelos canais de denúncia – 156 da Prefeitura e os telefones da Ouvidoria da Secretaria de Saúde – 08007763344 ou 3497-3344. “Pedimos a colaboração da população para que qualquer caso nesse sentido ou outras irregularidades sejam denunciadas. Nós fiscalizaremos”, enfatiza.