https://melhorfm.com.br/feed/

Saiba mais sobre o FM estendido e como vai funcionar a migração para o 82.9 MHz no dia 10 de fevereiro de 2022

O que é FM estendida?

A transmissão de Rádio por AM tornou-se inviável em razão de suas características técnicas, com muita interferência no sinal, ruídos constantes, interrupções e má qualidade sonora.

Por isso Emissoras que operam nessa faixa de frequência, entre 520 e 1.710 kHz, reivindicaram ao Ministério das Comunicações a migração dessas estações para a faixa de FM (de 87,7 MHz a 107,9 MHz).

Essa migração já acontece em várias cidades do Brasil. Porém, principalmente nos grandes centros urbanos, não há espaço para que ela ocorra, pois o espectro já está todo ocupado.

Com o desligamento da TV analógica, canais 5 e 6, abriu-se espaço na faixa de radiofrequência, que pode ser ocupado pelas emissoras que operam hoje em AM. Esta faixa é conhecida como FM estendida, ou seja, uma ampliação da faixa de Frequência Modulada que passa a ser de 76,0 a 108,0 MHz. Com essa ampliação, as emissoras que operam em AM podem transmitir sua programação entre 76,1 e 87,5 MHz.

Meu rádio sintoniza FM estendida?

Os rádios antigos não. Por meio da portaria interministerial n. 68, ficou acertado que todos os aparelhos de rádio produzidos na Zona Franca de Manaus a partir do dia 1º. de janeiro de 2019 devem ser capazes de sintonizar a faixa de frequência modulada estendida, entre 76 e 108 MHz, inclusive os rádios dos automóveis.

Outro caminho é ouvir através do nosso Aplicativo da Mix em seu celular: “Mix Limeira” pelo Google Play ou App Store.

A MIX está na FM estendida?

MIX é a segunda Emissora no Interior do Estado de São Paulo a operar nessa frequência estendida. A partir das 11 horas do dia 10 de fevereiro, a programação da nossa emissora pode ser acompanhada na FM Estendida, em 82,9 MHz.

A programação da MIX no FM é a mesma do AM?

Sim! A programação que você tanto gosta continua a mesma de sempre, mas agora com ainda mais qualidade de som!

2 thoughts on “Saiba mais sobre o FM estendido e como vai funcionar a migração para o 82.9 MHz no dia 10 de fevereiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *