https://melhorfm.com.br/feed/

Trabalhadores que vão atuar na Festa da Coxinha passam por treinamento

Foto: Prefeitura de Limeira

Os trabalhadores que vão atuar na 3ª Festa da Coxinha de Limeira passaram, ontem (13), por um treinamento para evento seguro, promovido pela Rede Elza Tank. O objetivo da capacitação foi treiná-los a identificar possíveis situações de importunação, de assédio ou de violência sexual ou doméstica, e como atuar na proteção das mulheres. A vice-prefeita Erika Tank participou do evento.

Erika Tank é autora da legislação municipal (6.261/2019) que instituiu o treinamento em âmbito municipal. Segundo a coordenadora da Rede Elza Tank e da Casa da Mulher, a assistente social Marina Alencar, a medida também atende legislação estadual, de 2023, que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

De acordo com Marina, os trabalhadores foram instruídos sobre as medidas de proteção às mulheres. “Como exemplo, em caso de verem uma mulher alcoolizada, ou um agressor alterado, saber como abordar e agir para que essa mulher fique em segurança”, explicou. Ela salientou que a orientação é acompanhar a vítima até um lugar seguro e, se necessário, acionar o Samu ou a Guarda Civil Municipal (GCM).

A vice-prefeita destacou que, desde 2019, a Rede Elza Tank iniciou o treinamento em diversos locais e que, com a lei estadual, eventos de grande porte também são incorporados. “A conscientização das formas de violência e da forma correta de agir para auxiliar a mulher vítima de violência garante maior segurança a todos. Limeira tem pioneirismo em diversas políticas públicas de proteção à mulher, como essa”, disse Erika.

Ainda segundo a vice-prefeita, esse é o segundo grande evento do município, deste ano, com protocolos definidos para atendimento às mulheres em situação de risco – o primeiro foi o Limeira Rodeo Music, em março.

“Esse treinamento é de extrema importância e fundamental para que tenhamos um evento tranquilo e seguro para todas as famílias. A Rede Elza Tank é referência nesse trabalho”, afirmou o prefeito Mario Botion.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *