Polícia Militar e Polícia Federal desmantelam fábrica clandestina de armas em Americana

Uma operação conjunta entre o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e a Polícia Federal resultou no fechamento de uma fábrica clandestina de armas de fogo em Americana (SP) e prisão de duas pessoas. O esquema também tinha ramificações em Santa Bárbara d’Oeste e, segundo as investigações, abastecia facções criminosas que atuam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A ação teve início após informações de inteligência levarem as equipes a dois veículos suspeitos na Rua Campinas, no bairro Novo Mundo, em Americana. Na abordagem, foram encontradas diversas peças de armamentos. Os condutores dos carros admitiram que participavam da fabricação de componentes de armas de fogo e que transportavam o material para acabamento.
Com base nos relatos, os policiais localizaram um depósito onde havia peças suficientes para a montagem de cerca de 40 fuzis do modelo AR-15, já em fase final de produção. Em seguida, outro endereço foi apontado pelos envolvidos, desta vez em Santa Bárbara d’Oeste, onde foram apreendidos maquinários, ferramentas e moldes utilizados na fabricação do armamento.
A Polícia Federal realizou perícia técnica nos locais e levou os detidos para a Delegacia da PF em Campinas. Eles foram autuados em flagrante com base no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) e permanecem à disposição da Justiça.
Foram apreendidos:
- 40 fuzis calibre 5.56;
- 7 munições;
- 2 supressores de ruído (silenciadores);
- Diversas peças de fuzil desmontadas;
- Maquinário, moldes e impressoras 3D usados na produção clandestina.
Foto: 10º BAEP