Procon-SP pede explicações sobre cobrança de taxas na venda de ingressos para o The Weeknd

O Procon de São Paulo notificou, nesta quarta-feira (10), a Ticketmaster por taxas cobradas na venda de ingressos para o show da banda The Weeknd, previsto para 2026. A empresa tem 48 horas para explicar a cobrança de “taxa de serviços” e “taxa de administração”.
A ação ocorre após o Procon-SP receber reclamações de consumidores em relação às taxas, com queixas que citam abusividade na cobrança. Os consumidores que denunciam o suposto abuso destacam a cobrança de uma taxa de 20% (de serviço on-line) e outra taxa nomeada de “Administração do MorumBIS”. Em São Paulo, as entradas vão de R$ 275 (meia-entrada da arquibancada) a R$ 940 (inteira da cadeira inferior). Segundo o órgão, sem uma explicação clara a que se referem, as taxas cobradas além do preço da entrada podem ser interpretadas como sobreposição.
A Ticketmaster tem 48 horas, desde a notificação, para se manifestar, explicando a formação da estrutura de preços, deixando explícito a que se referem as referidas taxas e também de que forma tem atendido aos consumidores em relação às dúvidas sobre as cobranças.
O Procon-SP esclarece que a cobrança de taxa de serviço é permitida, mas, desde que se refiram a serviços efetivamente prestados e comprovados e que seja informada prévia e adequadamente aos consumidores. Já a “taxa de administração”, principalmente quando cobrada em conjunto, pode ser indevida.
POLÍTICA PÚBLICA
Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) reuniu o número necessário de assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar práticas abusivas na venda de ingressos para eventos – entre elas, a cobrança de taxas extras.
Em suas redes sociais, o parlamentar se refere à situação de superfaturamento de “farra dos ingressos”. Com a iniciativa, ele afirma querer acabar com a prática abusiva.
ㅤㅤ
- Com informações da Agência SP de Notícias.
- Crédito da foto: The Weeknd durante show da “After Hours Til Dawn Tour” no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos • Prince Williams/WireImage