Santa Casa chega aos 131 anos com mais de 120 mil procedimentos mensais entre exames e atendimentos
O aumento da demanda amplia o grau de complexidade operacional e financeira
A Santa Casa de Limeira chega aos 131 anos, neste dia 17 de fevereiro, com média superior a 120 mil procedimentos realizados por mês em 2025, entre atendimentos e exames. O levantamento considera produção mensal de 2025, de pronto-socorro, cirurgias, partos, consultas, exames laboratoriais e de imagem.
Somente no Pronto-Socorro, a média é de 15.171 atendimentos mensais. O hospital também registra, por mês, cerca de 1.246 cirurgias e partos, 5.894 consultas ambulatoriais eletivas, 86.385 exames laboratoriais e 17.706 exames de imagem, além de sessões especializadas como hemodiálise e tratamentos oncológicos.
Os dados também mostram mudança no perfil de atendimento: atualmente, 85% da assistência é destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), índice superior aos cerca de 80% registrados anteriormente. A instituição é privada, filantrópica e sem fins lucrativos, com atuação contínua no atendimento público hospitalar.
O aumento da demanda amplia o grau de complexidade operacional e financeira. Os custos assistenciais – profissionais, medicamentos e insumos – acompanham índices inflacionários, enquanto as tabelas de remuneração do SUS não sofrem atualização na mesma proporção. Diante desse cenário, a instituição mantém ações de eficiência operacional, revisão de processos e busca de parcerias e emendas para custeio.
Entre os avanços do último ano, estão a instalação de novo acelerador linear, nova sala de tomografia, participação no projeto Lean nas Emergências, renovação e ampliação de programas de residência médica, além da conquista do selo diamante de boas práticas de segurança do paciente.
Segundo o provedor Wilson Rocha, o aniversário marca a continuidade de uma missão assistencial permanente. “É motivo de muita alegria para nós. Apesar de tantos desafios, atuamos de forma intensa, sete dias por semana, 24 horas por dia. O hospital está de portas abertas para receber as urgências e emergências do município e da região, e isso é extremamente complexo, mas é a nossa missão. Chegamos aos 131 anos com aumento do percentual [85%] de atendimentos a pessoas que dependem do SUS para o cuidado com a saúde. Mantemos o funcionamento pelas parcerias, convênios e doações que recebemos”.
O vice-provedor José Mário Bozza Gazzetta destaca o legado histórico. “Não foi fácil chegar a esta data. Tivemos muitos abnegados no passado que deixaram esse legado de cuidar de gente. A responsabilidade cresce a cada ano. Quem ganha com isso é Limeira e toda a região. É uma satisfação chegar aos 131 anos e, ao mesmo tempo, sabemos da responsabilidade com o compromisso de continuidade”.
Prestação de contas: estrutura, equipes e projetos institucionais
Além dos indicadores assistenciais e dos principais avanços destacados, a instituição mantém ações contínuas de qualificação técnica, modernização estrutural, segurança predial e fortalecimento da gestão. Confira outros dados institucionais:
Estrutura de pessoas
- 1.539 colaboradores
- 375 médicos do corpo clínico
- 175 internos de medicina
- 120 médicos residentes
Ensino e formação médica
- Renovação de Programas: Cirurgia Geral, Neurocirurgia e Medicina Intensiva Pediátrica
- Novo Programa: Cirurgia Cardíaca
- Ampliação de vaga: Neurocirurgia
- Novas bolsas MEC: 5 (Ortopedia, Cirurgia Cardíaca, Oftalmologia, Urologia e Neurocirurgia)
Áreas de referência assistencial
- Neurocirurgia
- Cardiologia
- Gestação de alto risco
- Ortopedia e traumatologia
- Tratamento de queimaduras
- Oncologia
Infraestrutura e modernização física realizadas no último ano
- Reformas de telhados
- Instalação de mantas vinílicas
- Substituição de mobiliário hospitalar
- Renovação de camas hospitalares
- Atualização de instrumentais cirúrgicos
- Upgrades de equipamentos
- Reinauguração da Enfermaria 3B, ampliando a oferta de leitos, com custeio do Município e apoio do vereador Everton Ferreira
Tecnologia e gestão
- Implantação de plataforma de gestão estratégica (SCOPI)
- Implantação de plataforma de comunicação interna (Comunica)
- Informatização de rotinas setoriais
- Organização de indicadores e projetos institucionais
- Padronização de ferramentas de rastreio e transição de cuidados
- Implantação de novos fluxos, processos e protocolos clínicos
Manutenção de certificações e programas de qualidade
- Certificação CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar)
- Título Hospital Amigo da Criança
- Programa HumanizaSUS
- ISO 9001:2015 (operadora da Santa Casa)
Diretrizes estratégicas com vistas ao futuro
- Fortalecimento de governança e cultura organizacional
- Projetos de eficiência operacional
- Foco em sustentabilidade econômica
- Adoção de metodologias CQH, QUALISS/ANS e Lean nas Emergências.
Foto: Santa Casa de Limeira

