Pais são condenados a mais de 30 anos de prisão pela morte da filha de 2 anos em Limeira

O Tribunal do Júri de Limeira condenou, nesta quarta-feira (6), os pais da menina Sophia Vitória, de 2 anos, pela morte da criança, ocorrida em setembro de 2023. A mãe recebeu pena de 33 anos e 4 meses, e o pai foi sentenciado a 36 anos e 8 meses de reclusão. Ambos foram condenados por homicídio qualificado, com quatro agravantes:
- Motivo fútil;
- Uso de meio cruel;
- Impossibilidade de defesa da vítima;
- Crime contra menor de 14 anos (vulnerável).
A pena do homem foi maior pelo fato de pesar contra ele reincidência em judicialização de conduta.
O CRIME
Em 2023, o caso causou forte comoção em Limeira. No dia 28 de setembro, Sophia foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Pedro já sem vida. Inicialmente, a alegação da mãe foi de que a criança havia passado mal. No entanto, o laudo do Instituto Médico Legal apontou sinais claros de violência, incluindo asfixia por estrangulamento.
Após ser presa temporariamente como principal suspeita, a mulher mudou sua versão dos fatos, afirmando que teria sido obrigada pelo companheiro a segurar a filha enquanto ele a agredia.
O pai negou participação, mas as versões contraditórias e indícios de coautoria levaram à prisão preventiva de ambos os genitores da criança.
O julgamento, que teve júri popular composto por sete mulheres, ocorreu quase dois anos após o crime, sentenciando pai e mãe pelo homicídio qualificado.
Segundo a condenação foi recebida como um passo importante na responsabilização por crimes de violência infantil.