Na tarde desta segunda-feira (25), um idoso, de 65 anos, procurou o Plantão Policial de Limeira (SP) para informar que tinha sido vítima de um estelionato por meio do chamado “golpe do Pix”.
Segundo as informações que constam no boletim de ocorrência, a vítima relatou que o criminoso entrou em contato com ele via WhatsApp se passando por sua filha. Nas mensagens, o indivíduo solicitou uma quantia de R$ 1.980, dizendo que estava precisando pagar uma conta. O idoso informou que não tinha todo o dinheiro e, acreditando estar ajudando sua própria filha, realizou uma transferência no valor de R$ 520.
Depois disso, o criminoso continuava a pedir dinheiro e a vítima acabou percebendo que o número de celular não era o mesmo de sua filha. Sendo assim, acabou percebendo que tinha caído em um golpe. Em seguida, ele bloqueou o contato do indivíduo e compareceu na Delegacia para registrar a ocorrência.
No Plantão Policial, após compartilhar os dados do beneficiário da conta corrente e de uma pesquisa junto ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP), foi possível verificar que o criminoso, de 23 anos, reside no Estado de Goiás e já responde por processos de estelionato na Bahia e no Ceará.
A vítima também afirmou ter tentado contato com o banco pagador e solicitou a abertura de um processo para estorno do valor transferido, sendo solicitado o registro de um boletim de ocorrência.