https://melhorfm.com.br/feed/

Isolamento social aos domingos cai à menor taxa entre maiores cidades da região de Piracicaba


Santa Bárbara e Limeira ficaram entre os 12 municípios com o menor índice, segundo monitoramento do governo estadual. Aglomeração em frente a banco, em Santa Bárbara: cidade teve queda de 7 pontos percentuais em isolamento aos domingos
Divulgação/ Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP) ficaram entre as 12 cidades do estado que não atingiram 50% de isolamento social neste domingo (10), de acordo com dados de monitoramento do governo estadual.
Enquanto a primeira teve índice de 46%, o terceiro mais baixo entre as 104 cidades monitoradas, Santa Bárbara teve taxa de 49%. Já a de Piracicaba (SP) foi de 50%.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Os percentuais também são os mais baixas das três cidades aos domingos desde o início da quarentena. Em Santa Bárbara d’Oeste, a queda foi de sete pontos percentuais em relação ao domingo anterior, dia 3. Já em Piracicaba e Limeira, a queda foi de seis pontos.
Os dados são Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), do governo federal, que afere o isolamento social em 104 cidades do estado durante a pandemia do novo coronavírus. Na sexta-feira, o governo anunciou a prorrogação da quarentena até 31 de maio.
Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a adesão ao isolamento deve ser de no mínimo 55% para que haja relaxamento na quarentena depois do dia 31.
Ao G1, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reforçou que o governo estadual irá endurecer, se necessário, as medidas restritivas para garantir maior isolamento, considerada a medida mais eficaz para conter o avanço da epidemia.
Como é feito o monitoramento?
O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. Em nota, a assessoria do Estado destaca que o sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba